
Sobre mim
Chamo-me Ricardo Dá Mesquita, mas toda a gente me trata pelo meu segundo nome, Alexandre! Casado, dois filhotes e futuramente dono de um aquário de peixinhos hahahah.
Nascido em Portimão, no maravilhoso ano de 1980, e atualmente a viver em Odivelas.
O meu percurso académico levou-me sempre a enveredar pelas artes, onde me formei como designer gráfico, profissão que ainda exerci durante algum tempo, em empresas bastante conhecidas. Com gosto, mas sempre com a noção de que faltava algo mais...
Sedento de conhecimento, estudei Turismo também, mas nunca cheguei a exercer.
Continuei a estudar, e para pasmo de muitos que me conhecem, tirei mais um curso: desta vez de cozinha e pastelaria, profissão que ainda exerço já há alguns anos.
Mas Alexandre… o que é que isso tudo tem a ver com vídeo?!
Bem, na realidade nada e tudo ao mesmo tempo, pois durante todo este mesmo percurso, mantive sempre uma paixão: a fotografia, e foi um pulinho para passar para o vídeo depois, algo que aconteceu ainda não tinha 23 anos, mas só muito mais tarde é que decidi tirar mais formações especificas sobre video e cinema, e fazer disto uma profissão que tanto me apaixona.
A minha História
Era uma vez um rapaz….. hahahahah! Não assim não!
Sempre estive de alguma forma ligado ás artes, desde pequeno. O meu passatempo preferido era desenhar, e quem me conhece desde pequeno, que sabe que eu andava quase sempre com uma lapiseira e um caderno atrás, e os meus pais até o incentivavam, afinal também ficava mais baratinho em brinquedos hahahahahe. Enfim, acabei por estudar Artes e Ofícios, e depois design gráfico, e foi mais ou menos nessa altura que descobri a fotografia. Através dos amigos mais velhos que me deixaram com a curiosidade necessária para mais tarde isto se ter tornado uma verdadeira paixão.


Tive a feliz oportunidade de estagiar na Publicis e na Visual Graphics. O que me motivou ainda mais a enveredar cada vez mais na área, foi nesta altura que vi como a publicidade era feita e que nos chegava todos os dias pelos mais variados suportes, fosse em suporte papel ou em vídeo para a tv…e que fantástico era este novo mundo para mim, continuei a trabalhar em alguns ateliers, e empresas do ramo, mas eu queria mais.....e puffff!!!! deu se o famigerado 11 de Setembro! Lembro me de ter ouvido um dos meus chefes dizer para a malta mais velha, "em alturas de crise somos todos dispensáveis, até eu" . Famoso tempo de crise económica mundial, e como não sou de ficar quieto, trabalhei em áreas que não a minha. investindo grande parte do meu tempo livre em fotografia, e " brincar" aos realizadores de cinema com amigos...
O tempo foi passando e as oportunidades para voltar á minha área, iam diminuindo, voltei me para algo inusitado então, a cozinha e o turismo. Algo que era praticamente contra natura na minha pessoa, na altura eu não sabia estrelar um ovo sequer ( realidade inúmeras vezes constatada pelos meus pais!) e o meu sentido de orientação não é mesmo dos melhores, o que para um agente de turismo não deve ser bom também….
Ah mas e a cozinha então? Bom, descobri que afinal não sou nada mau cozinheiro, e posso afirmar com algum orgulho que tenho tido um percurso bastante esforçado mas risonho….
Ok ok mas, onde encaixa o vídeo nisto tudo?


Simples! A cozinha hodierna também precisa de imagem, e foi nesse momento que comecei a fazer vídeos mais sérios. Alguns sobre gastronomia para os locais em que estive ( grande maioria internos) e alguns de pequenas empresas familiares, e o passa palavra deu frutos. Continuei a trabalhar e estudar a área do video ao mesmo tempo, até aparecer a Covid19, e durante o lay-off, fui como uma esponja para diversos cursos online sobre video, cinema, som, edição, etc.
Terminou o confinamento da Covid 19, e comecei desde então a fazer vídeos, de amigos, conhecidos, colegas, pequenas empresas, hotéis, guias turísticos, modelos, marcas….
… e agora, falta o seu!
Create Your Own Website With Webador